quinta-feira

13 maneiras de interpretar o número 13


13 maneiras de interpretar o número 13
                  
1 - A Santa Ceia
O 13 é famoso por ser o número do azar, mas da onde veio essa história? Existem duas versões que foram mais contadas ao longo dos anos, ambas envolvendo banquetes. A mais famosa delas é a da Santa Ceia.
Em uma quinta-feira, Jesus e seus 12 apóstolos (portanto, 13 pessoas) sentaram-se à mesa para aquela que ficou conhecida como a última refeição. Um dia depois, Jesus foi crucificado. Pronto, o estigma do número estava posto para os cristãos. Até hoje, o 13 é associado pelos mais fervorosos ao paganismo e a coisas ruins.

2 - Os nórdicos
Outra teoria bastante estudada vem da mitologia nórdica. Houve um banquete com pompa e circunstância para o qual 12 deuses foram convidados. Loki, deus do fogo e da trapaça, apareceu sem ser convidado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito entre os deuses. Até hoje, muita gente não se senta à mesa quando são 13 os comensais. Especula-se também que é por isso que os conjuntos de mesa são sempre vendidos em grupos de 4, 6 ou 12. Convidar 13 pessoas para um jantar seria um mau sinal.

3 - Medo real
TRIS-CAI-DE-CA-FO-BI-A. É complicado mesmo. E mais complicado do que dizer, é viver. A triscaidecafobia, acredite, é o medo irracional do número 13 e pode ser considerada uma doença. Os triscaidecofóbicos não suportam a possibilidade de ver ou estar próximo de qualquer objeto ou pessoa ligada ao número 13. De acordo com o psicanalista especializado em fobias Benomy Silberfarb, o medo é mais comum do que se pensa. Para essas pessoas, a virada do ano vai trazer muita ansiedade.
— É uma fobia como qualquer outra, é o medo da morte associado ao 13. Com certeza a entrada de 2013 deve estar deixando essas pessoas com muito medo do ano que está por vir — avalia Silberfarb.

4 - O que dizem os números
A numerologia pitagórica, que segue as diretrizes do matemático Pitágoras, trabalha apenas os números de um a nove, além do 11 e do 22. O 13 é visto desmembrado, como a soma de um e três, sem qualquer relação com azar.
— O quatro significa estrutura, estabilidade, segurança, disciplina, persistência, resistência. Se qualquer soma der 13, vamos reduzir a quatro — explica a numeróloga Ivanise Medina Souza, diretora da Regional Porto Alegre da Associação Brasileira de Numerologia (Abran).
Outra corrente numerológica associa o 13 ao mau agouro. Ao contrário de seu anterior imediato — 12 indica totalidade: 12 meses do ano, 12 horas do relógio, 12 apóstolos de Jesus —, o 13 expressa a irregularidade, a transgressão da ordem perfeita e do equilíbrio.

5 - O caso Zagallo
Quem disse que o 13 precisa ser ruim? Não é segredo para ninguém que o ídolo do futebol brasileiro e único tetracampeão mundial, Zagallo, gosta, e muito, do número. Zagallo mora no 13º andar, casou-se no dia 13 e dirige um carro de placa número 1313. A quem perguntar, Zagallo conta que a crença em torno do número começou por causa da mulher, Alcina, que era devota de Santo Antônio, cuja dia é celebrado em 13 de outubro. Depois do casamento, o craque passou a vestir a camisa 13, fazer golos, e crescer no futebol brasileiro. O mito estava criado e, na carona do jogador, muitos começaram a pensar no 13 como número da sorte.

6 - Nada de 13
Não são poucos os casos em que a superstição com o número vai longe. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, muitos prédios simplesmente não tem o 13º andar. Para não correr riscos, os elevadores norte-americanos ou pulam do 12º para o 14º andar, ou atribuem outro nome ao piso, como 12A, por exemplo.
Outro exemplo vem da Fórmula 1. Observe na próxima corrida que você assistir: na modalidade, não correm carros com o número 13. A razão de ninguém usar esta numeração foi que o 13 estampava o carro de Giulio Masetti no acidente fatal que o piloto de 1926. Desde então, só dois pilotos arriscaram correr com o número.

7 - Matemática pura
Sexto número primo (nome dado aos divisíveis por um e por eles mesmos), o 13 também faz parte da Sequência de Fibonacci, em que os termos iniciais são zero e um e os subsequentes correspondem à soma dos dois precedentes. O 13 é resultante da adição do primeiro número primo (dois) ao primo que é seu anterior imediato (11). Também é o resultado obtido a partir da soma dos quadrados dos dois primeiros números primos (2² + 3² = 13). Invertido, o 13 vira 31, outro número primo — nem todos os primos têm essa propriedade.
— Não tem nada, em matemática, que leve a alguma associação mística. Nenhuma relação com sorte ou azar — comenta Lori Viali, professor do Departamento de Matemática da PUCRS e da UFRGS.

8 - O 13 dos chineses é o 4
Para os chineses, os significados funestos emanam do 4, cuja pronúncia se assemelha à da palavra "morte". Apesar da preferência generalizada pelos números pares na China, as mais diversas referências ao 4 costumam ser evitadas em países do sul e do sudeste da Ásia: números de telefone sem esse dígito no começo, prédios onde a sequência de andares pula do terceiro para o quinto, empresas de ônibus que não colocam o algarismo nas placas e festas de casamento que desobedecem a numeração normal das mesas para que ninguém seja obrigado a ocupar um assento de má sorte. O medo tem até nome: tetrafobia.

9 - Quando o 13 é da sorte
Um dos nomes de maior sucesso da música americana na atualidade, Taylor Swift elegeu o impopular 13 como amuleto. "Oi, sou Taylor. Amo o número 13", apresenta-se em seu site.
A cantora country de 23 anos, que costuma pintar o número no dorso da mão antes de cada show, elenca diversas razões para o apego: sua data de nascimento é 13 de dezembro, completou 13 anos em uma sexta-feira 13, seu primeiro trabalho conquistou o Disco de Ouro em 13 semanas, a primeira canção de seu repertório a atingir o topo das paradas tinha uma introdução de 13 segundos. A referência aparece até na conta no Twitter: @taylorswift13.

10 - NO TARÔ, A MORTE
Para apimentar ainda mais o pé atrás dos supersticiosos com o 13, o tarô tradicional traz na carta desse número o arquétipo da morte. No século 18, quando o tarô começou a ser usado como oráculo, o nome ''morte'' não era escrito na carta. Em seu lugar, aparecia apenas o número, representando o fim da vida.
Com desenho de uma caveira segurando uma foice, a carta assusta quem não conhece o oráculo. Apesar disso, se você consultar um baralho e a tal da carta 13 pintar na mesa, não há motivo para pânico. O tarólogo Jaime E. Cannes conta que, com o passar do tempo, o tarô moderno passou a dar outras interpretações à carta.
— A morte é vista como uma indicação de encerramento de um ciclo, e não necessariamente como a morte física. Pode ser o fim de um namoro ou a saída de um emprego, por exemplo — relata Cannes.

11 - Para a polícia, maluquice
No Rio Grande do Sul, o número 13 ganhou uma conotação um pouco diferente das convencionais. Não bastasse ser o número do azar, da sorte, da morte e de tantas outras coisas, no Estado também acabou virando sinônimo de loucura. A explicação é simples. A polícia tem um número para identificar cada tipo de ocorrência. Assim como o 20 serve para bêbado, o 13 significa que a pessoa detida é louca.
— Quando alguém fala no rádio quem está com um 13, todo mundo já sabe que está falando de alguém que não tem o discurso coerente. É o que a gente diz: se não é 20, é 13 — brinca o delegado Cleber Ferreira, responsável pelas Delegacias de bairro da Capital.

12 - Sagrado na Índia
A Índia é mais uma da culturas que subverte a ordem e leva o 13 como um símbolo de prosperidade. Para os indianos, o número que apavora norte-americanos é visto como sagrado, como amuleto. Aliás, em um dialeto falado no norte da Índia, o número é pronunciado como 'tera', que é a palavra utilizada para se referir a Deus.
Uma prova de como os indianos levam a sério o poder do 13 como talismã é o atual presidente da Índia, Pranab Mukherjee. Fazendo lembrar as manias de Zagallo, quando trabalhava no parlamento, ele fez questão de que seu escritório fosse o de número 13. Além disso, há mais de 10 anos o homem vive em uma casa de número 13 e não aceita sair da propriedade.

13 - Sexta-feira 13
Não é à toa que a série de filmes do personagem Jason, que assustou várias gerações, se chama Sexta-feira 13. Conhecido como os mais azarados entre os dias, sextas-feiras 13 talvez sejam o mais emblemático símbolo do mau agouro trazido (ou não) pelo número. No cristianismo acredita-se que em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV, da França. Assim teria começado a superstição associando o número ao dia da semana. Mas não é preciso ir tão longe no tempo para achar maus agouros relacionados ao dia. Em 1968, por exemplo, o AI-5, o decreto mais duro e cruel da ditadura militar brasileira, foi baixado em uma sexta-feira 13. Em 2013, serão duas as sexta-feiras 13, em setembro e dezembro. Se você é um supersticioso, para o bem o para o mal, é bom estar preparado.


Sem comentários:

Enviar um comentário