No Cristianismo os anjos foram estudados de acordo
com diversos sistemas de classificação em coros ou hierarquias angélicas.
As classificações propostas na Idade Média são as
seguintes:
- São Clemente, em Constituições
Apostólicas, século I:
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7.
Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.
- Santo Ambrósio, em Apologia do
Profeta David, século IV:
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6.
Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.
- São Jerônimo, século IV:
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos,
7. Anjos.
- Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De
Coelesti Hierarchia, c. século V:
1. Serafins,
2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7.
Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- São Gregório Magno, em Homilia,
século VI:
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6.
Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- Santo Isidro de Sevilha, em Etymologiae,
século VII:
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6.
Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- João de Damasco, em De Fide
Orthodoxa, século VIII:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações,
5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8.
Arcanjos, 9. Anjos.
- São Tomás de Aquino, em Summa Theologica,
(1225-1274):
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades,
7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
- Dante Alighieri, na Divina Comédia
(1308-1321):
1.
Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades,
7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.
De todas estas ordenações a mais corrente,
derivada do Pseudo-Dionísio e de Tomás de Aquino, divide os anjos em nove
coros, agrupados em três trìades:
- Primeira Tríade: composta pelos anjos mais
próximos de Deus, que desempenham suas funções diante do Pai --» composta por:
Serafins, Querubins, Tronos.
- Segunda Tríade: composta pelos Príncipes da
Corte celestial, que operam junto aos governos gerais do universo. --» Composta
por: Dominações, Virtudes, Potestades.
- Terceira Tríade: composta pelos anjos
ministrantes, que são encarregados dos caminhos das nações e dos homens e estão
mais intimamente ligados ao mundo material. --» Composta por: Principados,
Arcanjos e Anjos.
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