sexta-feira

Como tratar as plantas e ervinhas


Como tratar as plantas e ervinhas


Coleta e Ponto de coleta

Pela manhã, logo que secar o orvalho das plantas. É sempre melhor colher as plantas medicinais em dias amenos, sem chuva, no período de estio, em horário de sol fraco e suave.
·         As raízes podem permanecer por algum tempo ao sol e colhidos quando a planta estiver adulta.
·         As folhas, brotos e talinhos devem ser escolhidos antes das floradas.
·         As flores devem ser colhidas no início da floração. Flores como camomila e rosa-branca, devem ser colhidas antes da maturação completa. Espere que o botão se abra pela metade e então colha.
·         Coletar frutos e sementes quando atingirem a maturação total.
·         Casca e entrecasca devem ser colhidos quando a planta estiver florida.
·         Evite a coleta de plantas com manchas, terra, poeira, órgãos deformados, etc.
·         Nunca use água para lavar folhas e raízes que você pretende conservar.

Pós-colheita

Normalmente, após a colheita das plantas, pode-se fazer o uso direto do material fresco, para banhos, produzir águas aromáticas ou a secagem, permitindo a conservação e possibilitar a utilização das plantas a qualquer tempo e não somente quando atingirem o ponto de colheita.

Cuidados que antecedem a secagem

Antes da secagem:
·         Não se deve lavar as plantas antes da secagem, exceto no caso de raízes e rizomas que devem ser lavados. Caso a parte aérea das plantas esteja muito suja, usa-se água limpa para uma lavagem e efetua-se uma agitação branda dos ramos logo em seguida para eliminar a maior parte da água sobre a superfície da planta. Deve-se separar as plantas de espécies diferentes.
·         As plantas colhidas e transportadas ao local de secagem não devem receber raios solares.
·         As plantas colhidas inteiras devem ter cada parte (folhas, flores, sementes, frutos e raízes) colocadas para secar em separado e conservadas depois em recipientes separados.
·         Quando as raízes são volumosas, pode-se cortá-las em pedaços ou fatias para facilitar a secagem.
·         Para secar as folhas, a melhor maneira é conservá-las com seus talos. Folhas grandes devem ser secas separadas do caule. Nas folhas com nervura principal muito espessa, como alcachofra (Cynara scolymus), estas são removidas para facilitar a secagem.

Secagem

Espalhe a planta ou suas partes sobre um pano ou plástico:
·         Seque o material à sombra, evitando secagens ao sol e ao fogo, porque alteram a qualidade da planta;
·         Raizes, caules e cascas podem ser secos ao sol;
·         As flores precisam secar sem receber luz solar direta; Brotos, folhas e plantas inteiras são secos à sombra, em lugares arejados;
·         Quando se tornarem quebradiças, as plantas estarão prontas para uso, devendo serem guardadas em vidros fechados, longe da luz, pó e umidade.

Métodos de secagem

A secagem pode ser conduzida em condições ambientes ou artificialmente com uso de estufas, secadoras, etc

Secagem natural

A secagem natural é um processo lento, que deve ser conduzido à sombra, em local ventilado, protegido de poeira e do ataque de insetos e outros animais. Este processo é recomendado para regiões que tenham condições climáticas favoráveis, relacionadas principalmente a alta ventilação e temperatura, com baixa umidade relativa.
Coloca-se sobre um tecido limpo de preferência algodão, e cobrindo com outro tecido para ajudar na secagem e manté-la limpa.Deve-se espalhar o material a ser seco em camadas finas, permitindo assim a circulação de ar entre as partes vegetais, o que favorece a secagem mais uniforme. Em geral, a espessura da camada de plantas na secagem é de 3 cm para folhas e 15 a 20 cm para flores e unidades floridas. Outra maneira prática é dependurar as plantas em feixes pequenos amarrados com barbante. Os feixes devem ficar afastados entre si. Este método não é adequado para plantas cujas folhas caem durante a secagem, como o manjericão.
As plantas secas nestas condições vão ter um teor de umidade em equilíbrio com a umidade relativa do ambiente. Se esta for baixa, tanto menor vai ser o teor de umidade ao final da secagem, o que melhora a conservação do material seco.

Secagem artificial

O uso de forno de microondas também é uma alternativa para secagem das plantas. As folhas mais tenras e suculentas levam cerca de 3 minutos na secagem, e as ervas com folhas pequenas, mais secas, apenas 1 minuto. Por esse método preserva-se a cor e aroma das folhas.

A secagem do forno acelera extremamente o processo de secagem. Pré-aqueça o forno a 50ºC. Coloque as ervas no papel marrom em cremalheiras do forno e pique algumas réguas no papel para aumentar o movimento de ar. A porta do forno deve ser deixada ligeiramente aberta para permitir que a umidade escape. Deixe as ervas para uma hora, antes de girar e de sair para uma outra hora. Antes que forem tomados fora do forno, devem estar torrada e seca com cor razoável.

Armazenamento

O armazenamento deve ser feito preferencialmente em ambiente arejado e seco, sem acesso de poeira ou animais.
Para o armazenamento das ervas é indicado que sejam colocados em recipientes de vidros com tampas de metal, e guardados em lugares sem umidade e sem incidência de luz, isso pode garantir uma maior durabilidade dessas ervas, ou sacos de polietileno ou polipropileno, que também parecem permitir boa conservação. O uso de sacos de juta tem sido utilizado em curto prazo. Os potes devem ser esterilizados, de modo caseiro isso pode ser feito, fervendo os vidros ou colocando água quente dentro deles, não se recomenda ferver as tampas plásticas, isso pode danificá-las.
Fonte: O Mágico Jardim Airmied
Veja mais
»» Tudo sobre magia das Plantas

Sem comentários:

Enviar um comentário