terça-feira

Instrumentos, objetos e utensílios mágicos


Instrumentos, objetos e utensílios mágicos

Na Wicca existe um conjunto de objetos usados para contatar o Sagrado. Estes utensílios são utilizados não só para estabelecermos um altar mas também praticar a Arte Wiccaniana. Muitos dizem que os instrumentos mágicos são úteis no início do nosso treinamento como Bruxos e podem ser descartados com o passar do tempo. Outros dizem que uma pessoa que está iniciando agora no caminho deve usar apenas sua mente e corpo para fazer magia e deixar Instrumentos e objetos mágicos para a prática avançada.

É necessário deixar bem claro que os Instrumentos não são mágicos por si só. As características mágicas de um Instrumento na realidade residem em seu portador. Somos nós que criamos, elevamos e canalizamos a energia para ser direcionada por um Instrumento. Muitas pessoas quando se voltam às práticas da Wicca querem logo comprar o máximo de Instrumentos possíveis, pois acreditam que só desta forma é possível praticar a Religião da Deusa.
Será que isto é mesmo necessário?!
A resposta é não! A única coisa que realmente precisamos para fazer magia é de nosso corpo emente. Costumamos dizer que nossos corpos são sagrados e carregam em si os 4elementos.Nossa massa corpórea e ossos são a terra, a temperatura de nosso corpo o fogo, nossa respiração e sopro o ar, nosso sangue e saliva a água, nossa mente é a quintessência sagrada, a moradia do espírito, a potencialidade da mudança e transformação do ser. É só disso, e nada mais, que precisamos para efetivamente praticar nossa religião. Particularmente acredito que o Bruxo iniciante deveria de início deixar Instrumentos Mágicos de lado e aprender a trabalhar com a energia das manifestações do seu corpo como o sopro, a mente, o toque, etc. Isso ajuda e muito a crescer em nosso caminho mágico, livres de artefatos  que muitas vezes nos tornam escravos e nos limitam. Há alguns Bruxos que quando são tirados seus bastões e Athames não conseguem trabalhar e isso é extremamente prejudicial no caminho da Arte. Instrumentos são grandes auxiliares, mas devem ser utilizados somente quando necessários ou para facilitar o trabalho daqueles que tenham minimamente desenvolvido seus dons psíquicos e os poderes inerentes ao seu corpo e mente. Ferramentas Mágicas é outro nome largamente usado para se referir aos Instrumentos e eles fazem exatamente o que qualquer ferramenta faria: facilitam o trabalho de quem a utiliza. No entanto, é necessário lembrar que a força e habilidade nesse processo são méritos de que mas usa. Ainda assim é provável que você queira adquirir alguns utensílios rituais para começar sua prática na Wicca. Para isso é importante gastar algum tempo procurando o objeto certo. Muitos acreditam que na realidade é o objeto que procura o seu dono e não o contrário. Seja como for, o importante é que os utensílios mágicos que farão parte do seu altar reflitam a sua personalidade. Por isso não compre um caldeirão que não gostou só por que foi o único que encontrou, por exemplo. Procure algo que lhe satisfaça e se não encontrar, deixe o tempo criar o caminho para o Instrumento apropriado chegar até você Conheça os Instrumentos e utensílios mágicos mais comuns encontrados nos altares Wiccanianos e usado pela maioria dos Bruxos e seus simbolismos:

VOCÊ
Você é a maior ferramenta mágica dentre todas. São suas intenções e energias que determinam os resultados de qualquer trabalho mágico. Muitos Bruxos nunca usam qualquer tipo de Instrumento, mas sua própria energia pessoal durante os rituais mágicos. Alguns dos rituais mais poderosos podem ser feitos sem que você deixe a poltrona de sua sala. O enfoque, concentração, intenções e desejos residem em seu interior e estas são as verdadeiras ferramentas de um Bruxo.

PENTÁCULO
Possui tamanho e o formato de um pires de café com um Pentagrama (estrela de5 pontas) gravada ou desenhada ao meio. O pentáculo é usado para consagrar ervas, pedras e todas as coisas a serem utilizadas em um ritual. O pentáculo é um reservatório de energia. À cada ritual, um pouco da poder criado é automaticamente puxado para o pentáculo que posteriormente pode ser usado para sacralizar carregar magicamente um amuleto, talismã ou objeto com energia. Alguns utilizam o pentáculo para guardar o sal que é usado nos rituais e que serve para purificar, limpar e banir. O pentáculo está ligado à Terra e no altar fica posicionado no ponto cardeal Norte.

ATHAME
É usado para direcionar e manipular energias em um ritual. É com ele que traçamos o Círculo Mágico, consagramos as comidas que são compartilhadas no final das cerimônias, etc. O athame é nada mais nada menos do que um punhal de lâmina dupla, com o cabo preto. No entanto, hoje muitos Bruxos possuem Athames com diferentes formatos e cores de cabo. Algumas vezes sua lâmina ou cabo são gravados com símbolos mágicos ou o nome do Bruxo escrito em algum alfabeto antigo como o rúnico. Ele jamais é usado para cortes físicos ou para causar dano a alguém. O athame está ligado ao elemento Ar e no altar fica posicionado no ponto cardeal Leste
BASTÃO
O uso do bastão é semelhante ao do athame e pode ser utilizado para as mesmas funções. O bastão é feito com um galho de árvore ou com um cano de cobre ou bronze com uma ponta de cristal em uma das extremidades. Geralmente o bastão possui a mesma medida que vai de nosso cotovelo à ponta do dedo médio da mão com a qual escrevemos, chamada de mão de poder. As madeiras mais comuns para fazer um bastão mágico são o salgueiro, carvalho e bétula. Se você não conseguir encontrar nenhuma destas árvores na região onde mora, poderá fazer seu bastão com um galho de qualquer outra que possua significado especial para você. O bastão está ligado ao elemento Fogo e no altar fica posicionado no ponto cardeal Sul.

CÁLICE
O cálice é usado para conter o vinho, água e outras bebidas sagradas a serem ingeridas no decorrer de um ritual. A maioria dos cálices Wiccanianos são feitos de prata, mas você pode ter um de qualquer outro material como pedra sabão, cristal ou vidro comum. O cálice representa a Deusa e a fertilidade da vida e é usado na cerimônia do Grande Rito, cerimônia que representa a união da Deusa e do Deus, quando a lâmina do athame é mergulhada no líquido contido em seu interior. O cálice está ligado ao elemento Água e no altar fica no ponto cardeal Oeste.

CALDEIRÃO
Talvez seja o instrumento mágico dos Bruxos mais conhecido. Ao contrário do que se pensa ele não é utilizado para cozinhar criancinhas ou realizar maldições, mas sim para fazer poções e feitiços benéficos com o intuito de curar, inspirar paz e felicidade.O caldeirão representa o poder da transformação e é geralmente feito de ferro, possuindo um tripé que representa as 3 faces da Deusa. O caldeirão fica no centro do altar, representando a quintessência, o elemento espírito e a união dos 4 elementos.

VASSOURA
A vassoura também tem sido há muito associada com a Bruxaria. Ela é usada muitas vezes para preparar o espaço sagrado, servir de portal e também representa a união da Deusa (cerdas) e do Deus (cabo). Exatamente por este motivo, era usado entre os povos campesinos em ritos de magia simpática onde as Bruxas pulavam sobre suas vassouras no arado, acreditando que quanto mais alto pulassem mais alto cresceriam as sementes e abundante as colheitas seriam. A vassoura é usada para varrer energeticamente um espaço que será usado para a realização de um ritual. A varredura não precisa ser realizada fisicamente e muitas vezes varramos simplesmente o ar enquanto visualizamos o local sendo limpo das influências negativas. As árvores tradicionais para a confecção de sua vassoura são a bétula, o salgueiro e o freixo.

A ESTACA
A estaca é feita do galho de uma árvore que se divida em 2 ramificações, como um estilingue e deve ter a mesma medida do seu dono. É um instrumento secundário, mas de um simbolismo muito profundo para diversas linhas da Bruxaria. Algumas Tradições fazem uso dela enquanto outras nem mencionam sua existência. A estaca representa o Deus Cornífero e por isso o seu dono é simbolicamente representado como o descendente direto do Deus. Ao realizar os rituais solitariamente, a estaca é fincada no chão atrás do altar ou no centro do Círculo Mágico, com o Altar à sua frente. Uma vela, representando o tema do ritual, geralmente é acesa ao meio da forquilha. Ao trabalhar em grupo, é colocada do lado de fora do Círculo Mágico, na posição Norte. Para um grupo ela representa o Guardião do Círculo e o elo que será estabelecido entre os dois mundos, sob sua proteção. A árvore escolhida para fazer a Estaca geralmente é o freixo ou o loureiro, e seu dono deve cortar o galho com suas próprias mãos no período da Lua Cheia, com uma faca purificada e consagrada pelos 4 elementos.

SINO
É usado para marcar o início e o fim de uma cerimônia. Também pode ser usado para a limpeza de um local ou de nosso campo áurico. Ele pode ser usado para invocar energias positivas, Deuses e espíritos dos elementos.

INCENSÁRIOS
É usado para queimar ervas como incenso. Acredita-se que a fumaça liberada pelas ervas elevam nossos pedidos aos Deuses. A fumaça também é usada como um recurso visual para focar nossas intenções e desejos.

BOLLINE
É uma faca de cabo branco usada para cortar ervas, gravar símbolos nas velas, confeccionar talismãs etc. Os primeiros Bollines eram feitos na forma de uma pequena foice, semelhante a dos antigos Druidas. Hoje facas de qualquer tamanho e formato, usadas apenas para finalidades mágicas, podem ser consideradas um Bolline.

A COLHER DE PAU
A colher é o símbolo da união e da vida, pois é com ela que nos alimentamos e misturamos os temperos à comida que é preparada, fazendo assim a grande alquimia do dia a dia. Muitos Bruxos utilizam a colher como um bastão de poder, com o qual são exorcizadas as energias negativas, abençoados os alimentos e com o qual podem traçar o Círculo Mágico em volta do fogão, enquanto preparam suas poções mágicas e até mesmo a alimentação diária.

LIVRO DAS SOMBRAS
Não é considerado um instrumento mágico propriamente dito, mas sim um artefato muito importante. O livro das Sombras é o nosso diário mágico, onde registramos nossos encantamentos, feitiços, rituais e experiências feitas. Nele transcrevemos todos os sortilégios que achamos interessantes, mitos de Deusas e Deuses, nossos pensamentos, invocações e tudo o mais que for relevante.

O ÓLEO MÁGICO
O óleo mágico não é um instrumento mágico em si, mas é usado nos rituais para potencializar os objetos que serão usados. Ele tem como base o azeite de oliva, símbolo da sabedoria. É ele quem purifica de maneira simples tudo que se usará nos ritos mágicos. Abaixo é fornecida uma receita simples de um óleo mágico eficaz para ser usado por você:30 ml. de azeite de oliva15 gotas de óleo essencial de rosas
5 gotas de óleo essencial de basílico5 gotas de óleo essencial de jasmim. Existem muitas outras receitas de óleos mágicos disponíveis. No entanto, a fornecida aqui é perfeita para ser usada para múltiplas finalidades como limpar,  purificar, abençoar ou carregar magicamente um objeto ou Instrumento Mágico. Antes de iniciar um ritual ou sortilégio, algumas gotas de óleo são colocadas nas mãos e espalhadas para purificar. Os Instrumentos e utensílios que serão utilizados no ritual também são ungidos com o mesmo óleo.

PARA FINALIZAR...
Quando estiver escolhendo seus Instrumentos Mágicos, pense que muitas vezes eles podem ser substituídos por coisas que encontramos na própria natureza. Usar pedras, conchas, cristais, penas e outros objetos provenientes diretamente da natureza nos coloca mais em contato direto com os elementos do que muitos  Athames caros e importados. Usar aquilo que a natureza pode nos presentear é extremamente importante e fornece resultados muito satisfatórios. Saber alternar o uso de Instrumentos com objetos provenientes da natureza, pode formar um Bruxo com uma pluralidade ritualística e cerimonial inimaginável. Eu costumo alternar meu altar com Instrumentos e coisas que posso encontrar na própria natureza. Em algumas épocas monto o meu altar com um enorme aparato de Instrumentos e em outras monto um outro composto de uma pedra, uma pena, uma lamparina e uma concha. Sempre que faço isso, aproveito para refletir sobre a simplicidade de nossas práticas mágicas, basicamente centrada na magia natural, que é ao mesmo tempo tão rica e simples. Outro fator importantíssimo é interagir com os elementos da natureza. Um pentáculo de prata pode ser muito caro financeiramente falando, mas é lixo mágico se o seu dono não souber torná-lo um verdadeiro instrumento de poder. Isso não é conseguido com rituais mirabolantes e fórmulas de consagração extensas, mas sim interagindo com os elementos, despertando a magia adormecida que existe dentro de cada um de nós e que fará com que o pentáculo se torne um objeto realmente sagrado e investido de poder, por exemplo. Se pudermos fazer nossos instrumentos mágicos, melhor ainda. Ao fazermos um Instrumento estamos transmitindo à ele nossa energia, fazendo com que ele torne-se um objeto realmente vivo, com olhos para ver, ouvidos para ouvir e mãos para agir.
E assim toda magia se faz!
(Fonte: Wicca para todos, de Claudiney Prieto)


Sem comentários:

Enviar um comentário