quarta-feira

O número de Anjos


O número de Anjos

A Sagrada Escritura se refere sempre à multidão de anjos. Daniel relata na visão que teve: "Estava eu atento ao que via, até que foram postos uns tronos e o ancião dos dias (Deus eterno) sentou-se... De diante dele saia um impetuoso rio de fogo; eram milhares os que o serviam e mil milhões (inumeráveis) os que assistiam diante dele". Na carta aos hebreus está escrito: "Vós, porém, vos aproximastes do monte de Sião, e da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste e da multidão de muitos milhares de anjos".
Ao ensejo do nascimento de Cristo, fala São Lucas que "subitamente apareceu com o anjo uma multidão da milícia celeste louvando a Deus". São João asseverou: "Eu vi, e ouvi, a voz de muitos anjos em derredor do trono, dos animais, e dos anciãos, e milhares era o número deles". A Escritura distingue duas espécies de anjos. Com efeito, há os anjos eleitos, anjos bons, anjos dos céus, anjos de Deus e o diabo, anjos que pecara, anjos que não conservaram o seu principado, o espírito imundo, Belzebu, Satanás, o grande dragão, a serpente iníqua48, o mentiroso.
No apocalipse está descrito a grande catástrofe: "E houve no céu grande batalha: Miguel e os seus anjos pelejavam contra o dragão, e o dragão com os seus anjos pelejavam contra ele; porém estes não prevaleceram, e o seu lugar não se achou mais no céu" Daí por diante a magna pugna no reino dos espíritos se instaurou até à consumação dos séculos. É a luta entre o Reino de Deus e os anjos rebelados. Cristo que vence o anti-cristo é a chave da própria história humana afetada pelo espírito maligno. Recolhimento entre as luzes e as trevas. Os sequazes de Lúcifer levados pela soberba, livremente, apostataram e desprezaram o seu Senhor. Depois tal sua sina maldita: arrastar os seres racionais para longe de seu Deus.
No dizer de Donoso Cortês "aquela rebeldia do anjo foi a primeira desordem, o primeiro mal, e o primeiro pecado, raiz de todas as desordens que viriam sobre a criação e, em particular, sobre a linhagem humana".

côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário