quarta-feira

Remédio caseiro, a magia do chá de rosas



Remédio caseiro, a magia do chá de rosas

 As pétalas de rosa possuem em si importantes benefícios para a saúde, e entre eles, cabe destacar a importante presença de vitamina C.
Segundo a “Food and Drug Administration”, foi demonstrado que os botões, o caule e as pétalas de rosa têm altos níveis de vitamina C, sobretudo em sua forma crua. Contudo, podem perder entre 45 e 60 por cento de seu conteúdo de vitamina com o processo de secagem; portanto, é recomendável tomar as pétalas mais frescas para fazer a nossa receita, com a intensão de aproveitar o máximo a vitamina C, tão importante para o nosso sistema imune. Desse modo, promove a saúde da pele, dos ossos e ajuda também o corpo a absorver o ferro.

Para o preparo de chás, cada cor de rosa possui seus respectivos efeitos benéficos.

Chá de rosas para combater o estresse

Ingredientes
 4 xícaras (chá) de água
 1/2 colher (chá) de água de rosas
 pétalas de 6 rosas
 açúcar ou adoçante a gosto,

Modo de preparo
 Coloque a água numa chaleira e leve ao fogo alto
 Quando ferver, adicione as pétalas e deixe por 5 minutos
 Retire do fogo e junte a água de rosas
 Adoce a gosto e sirva imediatamente. Este chá serve para combater o estresse, então, tome o banho de imersão e depois tome esse chá, o estresse vai para bem longe!

Chá de pétalas de rosas amarelas para o stress

A rosa amarela serve para acalmar os nervos, combater o estresse e relaxar os músculos, sendo ideal para dores musculares, de cabeça e enxaquecas causadas por estresse, entre outros males ligados ao sistema nervoso.

PREPARO: Ferva um litro de água, acrescente 8 pétalas de rosas amarelas bem lavadas e deixe ferver por mais cinco minutos. Adoce com mel a gosto e beba duas vezes ao dia, de preferência de tarde e à noite.

Chá de pétalas de rosas brancas para irritação dos olhos

A rosa branca, por sua vez, é poderosa no tratamento contra alergias e irritações, em especial as que acometem a vista, como conjuntivite.
Por isso, este chá é especial quando o assunto é irritação dos olhos, seja por alergias, por contato de alguma coisa que causou a irritação ou por conjuntivite, que geralmente é muito incômoda!
PREPARO: Coloque para ferver: 2 copos de água com dez pétalas bem lavadas, por 10 minutos. Quando amornar, lave os olhos, ou faça compressas com algodão embebido nesse chá, a cada duas horas.

Chá de rosa rubra

A rosa-rubra possui ação adstringente e cardiotónico.
O chá desta planta traz benefícios e é indicado para o tratamento de resfriados, bronquite, gastrite, diarreia, depressão, leucorreia, aftas (óleo essencial) antisséptico local, atonia digestiva. No uso externo, o chá de rosa-rubra é empregado no tratamento de infecções oculares, dores de garganta, feridas leves e problemas de pele;

Esta planta pode ser utilizada de várias maneiras: Chá (infusão) de pétalas de rosa; Água de rosas; Xarope de rosas; Mel de rosas.

Para preparar o chá de rosa-rubra, basta adicionar três colheres de sopa da planta a ½ litro de água. Assim que a água alcançar fervura, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, é só coar e beber. A indicação de consumo é de duas a três xícaras do chá ao dia.

Para tratar afecções da garganta e da boca, a indicação é fazer gargarejos, com a medida de 6 gramas da planta em um copo de água fervente.


Chá de Rosas rosas

É um excelente adjuvante para a saúde, principalmente feminina. Ele ajuda na circulação tanto sanguínea quanto energética, sendo excelente para aqueles que sofrem de varizes. A sua ingestão ajuda a deixar a pele mais macia e brilhante, ajuda a acelerar a recuperação de hematomas (podendo ser colocado como compressa), limpa o fígado, diminui a sensação de raiva, e diminui as cólicas femininas.


preparo: coloque 10 botões de rosa, 15 gr de gengibre num litro de água fervente. Tire do lume, abafe por 5 mn e sirva adoçado a gosto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário