quarta-feira

Remédio caseiro, Medicina natural para as doenças hepáticas crónicas

 
Remédio caseiro, Medicina natural para as doenças hepáticas crónicas

 Autora: Dra. Silvia Jimenez, M.D.

 O fígado é o órgão de maior tamanho e complexidade metabólica do organismo. Possui uma enorme capacidade de regeneração, em resposta a diferentes agressões como toxinas, álcool, medicamentos e muitos outros.

 Independentemente de qual tenha sido a origem da doença que apresenta o fígado, a meta para o tratamento é tratar de diminuir o dano á célula hepática e potencializar os processos de reparação do órgão.

 Em 1968, científicos alemães isolaram o Silymarin marianum, extrato da erva Cardo leiteiro/Cardo mariano ( Milk thistle/Mary thistle/wild artichoke) e é agora uma das ervas indicadas com maior frequência pelos médicos europeus para o tratamento da doença hepática.

 Diferentes estudos demonstraram a atividade terapêutica de Silymarin, basada nos seguintes mecanismos de acção.

 O Silymarin é uma mistura de flabolignans, potentes antioxidantes.
 Muda a estrutura da membrana externa ou parede celular da célula hepática (hepatócito), prevenindo que as toxinas ou outros poluentes entrem na célula.
 Estimula a síntese de proteínas na célula hepática e a regeneração de células hepáticas danificadas. O Silymarin não estimula o crescimento de tecido hepático maligno.
 Inibe a enzima lipoxygenase, que cataliza a reação para a formação de gorduras oxidadas polinsaturadas que danificam o fígado.
 Como antioxidante é 10 vezes mais potente que a vitamina E, e aumenta os níveis de glutathion na célula hepática. O glutathion é um antioxidante natural intracelular, muito importante para evitar mutuações do DNA e RNA.
 Aumenta a enzima superóxido dismutase. Esta enzima em conjunto com a enzima glutathion peroxidasa são fundamentais na detoxificação e regeneração da célula hepática.
 A comissão alemã (organismo que regula a prescrição de tratamentos com plantas medicinais) recomenda o Cardo leiteiro para o tratamento do dano hepático por toxicidade, como suporte nas doenças inflamatórias crónicas do fígado e cirrose. A erva contém cromo, importante para a regulação dos níveis de açúcar no sangue e outros minerais importantes para outras funções do organismo como ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e estanho.

 Estudos feitos em animais com dano hepático por tetracloruro de carbono, tiocetamida e vírus, os investigadores demonstraram a efetividade do Cardo Leiteiro na diminuição dos efeitos tóxicos, na melhoria da função hepática e a supervivência.

 Um dos estudos mais importantes foi levado a cabo em Europa com pacientes que acidentalmente tinham ingerido o fungo Amanita Muscaria (chamado também “O Boleto do Diabo”). A morte sobrevém em 30 a 40 por cento destes pacientes e é por toxidade hepática. Embora, de 49 pacientes tratados com Cardo Leiteiro nas primeiras 24 a 36 horas depois da investigação do fungo, nenhum morreu.

 Num estudo a grande escala realizado em Alemanha em 1992 com 2,637 pacientes tratados com Cardo Leiteiro em condições como cirrose hepática, hepatite e fígado gordurento, depois de 8 semanas tomando o extrato estandarizado da erva, 63 por cento dos pacientes haviam diminuído os seus sintomas de forma significativa; em 27 por cento dos pacientes os seus fígados voltaram ao tamanho normal; e em 56 por cento dos pacientes o fígado diminuiu de tamanho de uma forma considerável. Em 46 por cento dos pacientes, a medição no sangue das enzimas hepáticas que nestes casos estão muito elevadas, diminuiu.

 A erva Cardo Leiteiro pode-se tomar por longos períodos de tempo sem perigo de toxidade.

 Se você tem doença hepática siga as seguintes recomendações:

 Siga uma dieta á base de vegetais e frutas; e, sobretudo, baixa em proteínas e gorduras.
 Evite o álcool e o tabaco.
Não consuma suplementos de amino ácidos ou proteínas.
 Tenha muito cuidado com qualquer tratamento, quer seja médico ou natural que esteja tomando, porque a maioria dos medicamentos têm seu metabolismo no fígado e não é conveniente dar-lhe uma maior carga (se não é estritamente necessário ou recomendado pelo médico).
 Evite estar exposto a tóxicos de origem industrial (vapores de autos, gasolina, solventes, etc).
 Tome pelo menos 6 a 8 copos de água ao dia.
 Os banhos sauna ou de vapor são recomendáveis (a não ser que o seu médico o contra-indique). A sudação ajuda na limpeza de toxinas do corpo.

 Tome chá da erva Dente de Leão (dandelion), diurético natural que ajuda ao fígado.

Sem comentários:

Enviar um comentário