terça-feira

Cuide do quarto dos seus filhos com o Feng Shui


Cuide do quarto dos seus filhos com o Feng Shui

Se você perguntar para quem é pai ou mãe qual é a maior dádiva da vida deles, a resposta será uma só: "Meus filhos". Seja qual for a idade dos filhos, para os pais eles sempre serão eternas crianças.

A principal preocupação dos pais é prover e dar aos filhos amor, boa educação, alimentação, carinho, um lar e conforto. Mas o equilíbrio das energias ao redor dele é um item importante e pode ser conseguido por meio do Feng Shui.

O quarto, além de ser o local onde ficamos pelo menos um terço de nossas vidas, tem simbologia especial para crianças e adolescentes. É nesse espaço que eles começam a criar seu próprio território, em que se sentem seguros e começam a interagir e se integrar à sociedade, por meio das regras, deveres e obrigações. É também no quarto que ele cresce, brinca, estuda, se veste, recebe os amigos, guarda seus pertences, "fala com o mundo" -pelo telefone ou pela internet- e fica namorando.

Com algumas dicas do Feng Shui podemos tornar o quarto de nossos filhos um espaço com energia saudável e equilibrado e, o melhor, respeitando seu universo e suas escolhas.

Veja abaixo dicas e cuidados:

• Cuidado com os móveis de frente para a porta: evite que a cama fique de frente ou alinhada com porta do quarto. A energia Chi, responsável pela energização dos cómodos, entra pela porta. Como esse fluxo é constante, quando temos um móvel de frente para a porta ele recebe energia em demasia. O excesso de energia pode provocar irritação, falta de motivação, sono em excesso e inquietude. Se o móvel alinhado à porta for a mesa de estudo, isto poderá atrapalhar o desenvolvimento escolar da criança.

• Quarto da bagunça: existem dois tipos de "bagunça", a que o próprio filho faz e a que os adultos fazem. Se a criança é a responsável, peça para que ela arrume. Ela tem de aprender sobre deveres e obrigações. Agora se a bagunça for dos adultos este é um péssimo exemplo, que deve ser imediatamente corrigido.

• Banheiros: este é um pontos mais perigosos da casa por ser um ladrão de energia. Para que esse cómodo não roube energia do quarto do filho nem dele, a porta do quarto não deve ficar de frente para o banheiro. Se isso ocorrer, mantenha as duas fechadas. Se o quarto for suíte, mantenha a porta do banheiro fechada.
Verifique também se pela parede em que a cama está encostada não passam os encanamentos da privada e esgoto. Se for o caso, a cama e seu filho estão ficando sem energia.

• Olhe para cima para evitar dores: muito cuidado com prateleiras e armários sobre a cama e a escrivaninha. Quando isso ocorre, quem fica em baixo pode receber uma pressão energética sobre o corpo, provocando dores no local.

• Cuidado com quartos no final do corredor: o corredor acelera o fluxo de energia Chi. Se no final do corredor há um quarto, por exemplo, a energia que este cómodo recebe é muito forte, podendo deixar quem dorme nele agitado, irritado, preocupado e com insónia. A melhor solução é manter a porta do quarto fechada e pendurar uma esfera facetada no teto do corredor, em geral no lustre, e outra no batente da porta do quarto.

Estimulando as energias

• As cores: muita atenção na hora de escolher a cor que irá predominar no quarto da criança e do adolescente. Algumas devem ser evitadas, como o vermelho, por ser muito vibrante, e tons escuros, que podem deixar o ambiente sombrio e pesado. O azul claro pode deixar seu filho com excesso de sono. Procure o equilíbrio das cores, mescle tons suaves, claros e pastel com tonalidades vibrantes e quentes. Uma cor que estimula a mente e os estudos é o amarelo. Uma cor que ajuda na comunicação e desinibe seu filho é o laranja, mas só use essa cor em detalhes.

• Estimule a auto-estima: é muito importante estimular a auto-estima dos filhos. Ela é facilmente alcançada quando colocamos no quarto símbolos que nos estimulam. Podemos colocar nas paredes e prateleiras do quarto medalhas e troféus que seu filho ganhou, o emblema ou foto do time para o qual torce e os pôsteres dos conjuntos preferidos.

• As fotos: estimule seus filhos a fazer um painel de fotos da família e dos amigos em momentos de alegria. O melhor local para colocar esse painel é na parede direita do quarto (à direita de quem está entrando no quarto). Você pode colocar as fotos nas prateleiras da estante e na escrivaninha.

• Canto do estudo: podemos ajudar a estimular a energia do estudo, do conhecimento e da sabedoria colocando a escrivaninha e o computador em áreas próprias para activá-las. Um bom local para colocar a escrivaninha é no meio da parede onde fica a porta do quarto -área das tarefas do Feng Shui. Podemos também colocá-la na área da criatividade -no meio da parede do lado direito de quem entra no quarto. Outro ponto interessante é o meio da parede em frente à porta de entrada do quarto -área do sucesso.
 (Fonte: Feng Shui, de Franco Guizeti)


Sem comentários:

Enviar um comentário