domingo

Visão da Wicca Sobre a Vida Após a Morte


Visão da Wicca Sobre a Vida Após a Morte

O Outro mundo Wiccaniano é chamado de País de Verão. No entanto cada Tradição possui nomes e conceitos diferentes para se referir a este mundo. Todas as diferentes Tradições da Wicca acreditam em um Outro mundo, mas onde ele é e como ele é, tem sido amplamente discutido nomeio Pagão há muito. A primeira coisa a ser compreendida é que o País de Verão está em todo lugar, dentro de nós e ao nosso redor. Muitas são as lendas que falam sobre as aventuras de um povo ou de nossos ancestrais ao Outro mundo e elas se tornaram uma fonte inspiradora e um guia para as futuras gerações compreenderem "aquilo que não pode ser visto". A lenda irlandesa de Donn, que é considerado o primeiro homem a morrer na Irlanda e que acabou por ser deificado como o Deus da Morte, é um bom exemplo disso. O Outro mundo e os reinos do espírito estão conosco sempre. Vivemos como parte deles e eles de nós. Os portais para estes mundos estão no centro do ser. É através dele que podemos viajar aos muitos reinos do Outro mundo que recebem variados nomes dependendo de cada Tradição. Não existe unanimidade de conceitos e termos, por isso País de verão, ou Summerland como é chamado em inglês, não é único, somente um deles.
Tir fo Thonn, Tir na Bea, Tirtain giri, Tir nanOg e Tir na Moe são mais algumas dos incontáveis nomes que o Outro mundo recebe. Não podemos esquecer que somos divididos em mente, corpo e espírito e o espírito existe em tudo e cria seu próprio mundo. O reino onde a morte viaja é o seu próprio reino, criado por suas crenças e convicções desenvolvidas ao longo de nossa existência. O Outro mundo é então um local entre os mundos e é somente uma realidade não física. Não só cada Tradição possui sua crença sobre o Outro mundo, mas cada religião também. O que talvez distingue a Wicca é que em nossa noção de Outro mundo não há céu, inferno, purgatório, nem lugar de terror e condenação. Se tudo o que fazemos nesta encarnação a nós retornará invariavelmente na mesma vida, não há "pecados", faltas ou erros a serem pagos. Sendo assim, o Outro mundo Wiccaniano é um lugar de paz, harmonia onde vamos restaurar nossas energias para uma encarnação futura. Alguns Bruxos, por exemplo, acreditam que um dia retornaremos para a fonte primordial de energia da qual viemos, a Deusa, que possui em si poderes criativo se destrutivos. Todos somos parte do Divino e para a mesma fonte retornaremos no momento da morte para sermos criados novamente e nos tornarmos plenos para um dia renascer. Como esta fonte primordial vai se apresentar ao nosso http://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpghttp://htmlimg3.scribdassets.com/2tdddn7ji8g85sm/images/203-66b5fa5cc8.jpg

espírito após a morte, depende da Cosmovisão na qual acreditamos em vida. Alguns Bruxos acreditam no País de Verão, outros em Amenti, Emania, que retornaremos ao útero da Deusa e por ai vai...Provavelmente a noção do País de Verão, compartilhada por muitos Wiccanianos, está fundamentada no reino celta de Tir Nan Og , que é lugar para onde os mortos viajam caminhando em direção as águas do Oeste. Ele não é só um local de descanso e repouso. Lá tudo existe em abundância e este reino é habitado por todas as criaturas dos mitos e das lendas e por aqueles que partiram antes de nós. Wiccanianos não se reportam somente à mitologia celta para o desenvolvimento de suas crenças, pois absorveram conceitos religiosos de sumerianos, egípcios, anglo saxões e muitos outros. Sendo assim, podemos verificar que a noção de Outro mundo como um lugar deverão eterno não é somente celta. Em diversos mitos gregos, por exemplo, vemos menção a um lugar conhecido como Hiperbórea, a terra dos hiperbóreos. Este reino é descrito pelos poetas como um lugar que é sempre aquecido e ensolarado, onde Apollo é continuamente venerado com dança e música. Em Hiperbórea não há doença, velhice ou discórdia. Este reino paradisíaco é amplamente descrito nos escritos de Pindar, Bacchlydes, Herodotus, Diodorus, Siculus e Pausinias. Eles relatam que Hiperbórea se localiza além do vento norte que é a região de Bóreas, que envia seu sopro gelado. Isto simboliza que Hiperbórea é sempre aquecida e ensolarada por que está além do alcance do Deus do vento norte. Podemos ver assim que não só o conceito de Tir Nan Nog, mas também o de Hiperbórea, pode ter influenciado os Wiccanianos para o entendimento do Outro mundo. Muitas outras teorias também são possíveis que tornariam este pequeno resumo em um livro inteiro. O importante é ter em mente que o País de Verão e o seu conceito será diferente para diferentes pessoas que viajarem para lá quando morrerem. Não há uma única visão sobre este lugar. O País de verão pode ser diferentes coisas para diferentes pessoas e também estar em diferentes lugares dependendo de nossas crenças pessoais. O confortador é saber que ao desencarnamos um lugar paradisíaco, sem castigos ou expiações, estará nos aguardando e que nele poderemos restaurar as nossas energias para novamente renascer, num ciclo ininterrupto de nascimento, vida, morte e renovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário