domingo

A tradição e misticismo do casamento Celta


A tradição e misticismo do casamento Celta

O povo celta viveu na região que hoje abriga Inglaterra, Escócia e Irlanda, por volta os anos 2.000 A.C, mas sua cultura não desapareceu por completo. Além da influência deixada nas artes e músicas, seus rituais religiosos foram resgatados e, entre eles, a cerimônia celta de casamento. Os celtas eram místicos, acreditavam e celebravam muitos deuses e deusas e, acima de tudo, adoravam a natureza como sua maior divindade. 
Uma das celebrações mais importantes e inspiradoras do povo celta é o casamento. Justamente por esse motivo, até os dias de hoje, quando vão celebrar a união, muitos casais optam pela cerimônia celta, cheia de simbolismos e tradições, sem qualquer ligação religiosa. 
Conheça a cerimônia do casamento celta, cheia de tradição, misticismo e profundos significado

O local

O casamento típico é sempre realizada ao ar livre, em contato e harmonia com a natureza que rege o universo. Os celtas se casavam sempre à noite, sob o luar. Mas, atualmente, a cerimônia pode ser realizada durante o dia, desde que no campo ou em uma fazenda.

A música

A música desempenha um papel importante em qualquer cerimônia de casamento e, para os celtas, isso não era diferente. Os instrumentos usados na música celta contemporânea são todos modernos, mas resgatam a sonoridade e o ritmo produzido pelos instrumentos medievais rústicos, dando uma aura mística à cerimônia

A cerimônia

Na celebração do casamento celta, os padrinhos têm um papel ativo e importante. São eles que trazem elementos que simbolizam os quatro elementos da natureza para fortalecer o casal. Velas representam o fogo; incensos simbolizam o ar; uma cesta de pães demonstra os poderes da terra; e a água de cheiro celebra a água e sua pureza.
Os pais dos noivos também têm grande representatividade na cerimônia. Para os celtas, a figura de seus ancestrais era digna de culto. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia é a tradição de amarrar uma fita ao redor das mãos dos noivos, simbolizando a força da união e da intimidade do casal.

As alianças

As alianças com a temática celta já são muito procuradas mesmo por quem não optou pela cerimônia típica. Elas geralmente são de ouro envelhecido e trabalhadas com detalhes em pretos. Antes da troca, as alianças são lavadas com uma água consagrada para a cerimônia. O povo celta era habilidoso na produção de joias e peças em ouro e bronze, sempre entalhadas com muita precisão e beleza.


Trajes


Para ter contato pleno com a natureza, os celtas se casavam descalços, pois acreditam ser uma maneira de conectar-se ainda mais com a Mãe-Terra, mas nos dias de hoje as sandálias de couro são bem aceitas. Tudo que concerne ao feminino é fortemente simbolizado. As noivas usam flores nos cabelos e os tecidos são leves e finos, em vestidos soltos, longos e sem brilho, representando a humildade. Os noivos também vestem branco e geralmente usam batas leves.

Sem comentários:

Enviar um comentário